(11) 96637-2550

Whatsapp

Quais os benefícios do uso das embalagens de papel para o meio ambiente?

As embalagens de papel estão diretamente associadas à reciclagem, trazendo muitos benefícios para o meio ambiente.

Certamente você já deve ter reparado que cada vez mais empresas oferecem essa possibilidade, quando materiais são acondicionados em embalagens confeccionadas a partir de processos recicláveis.

Essa ação, além de evitar que materiais plásticos sejam utilizados, ganha a simpatia da sociedade, pois, cada vez mais, o reaproveitamento dos materiais torna-se um assunto de destaque nas rodas de conversa.

Ao mesmo tempo em que propaga a ideia da “não impressão” nos escritórios, onde o uso de documentos eletrônicos possam substituir o papel nas atividades burocráticas, a utilização do papel como matéria-prima das embalagens é uma ótima alternativa para a proteção ambiental.

De acordo com o portal da eCycle, os materiais descartados na natureza possuem tempos diferenciados para sua decomposição:

  • vidro – 1000 anos,
  • plástico – 400 anos,
  • alumínio – 200 anos,
  • madeira pintada – 13 anos,
  • tecido – de 6 meses a 1 ano,
  • papel – de 3 a 6 meses.

Como se observa, o uso do papel é a melhor alternativa no que se refere a decomposição de materiais, o que significa uma menor agressão ao meio ambiente.

No entanto, outro fato que merece destaque é que mesmo reciclado, o papel pode retornar novamente aos processos produtivos e se transformar em embalagens de ovos e frutas, caixas de papelão, sacolas e também para a impressão de jornais.

A exceção ocorre com papéis de origem sanitária, como toalhas, guardanapos e higiênico.

Como se observa, o uso de embalagens de papel é uma excelente opção no dia a dia das indústrias, comércios e empresas de serviços, colaborando com a natureza e possibilitando o seu reúso na medida em que é descartado da maneira correta.

Para saber mais sobre esse interessante assunto, continue lendo nosso post e confira!

Por que as embalagens de papel são tão importantes para a sustentabilidade?

Como vimos, a imensa maioria dos papéis podem ser reciclados, uma ação que colabora com a diminuição do uso dos recursos naturais.

Quando o papel retorna ao processo produtivo, árvores deixam de ser cortadas e ocorre uma diminuição significativa no uso de água e energia para a sua produção.

Para se ter ideia a esse respeito, a fabricação de 1 tonelada de papel utilizando material virgem chega a consumir 100 mil litros de água, enquanto que o processo realizado através da reciclagem diminui esse número para 70 mil litros, de acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Isso significa que o processo produtivo é mais simples, o que também colabora com a diminuição significativa de gastos com energia elétrica, onde se presume uma economia de até 70%.

Além dessas vantagens que seriam suficientes para a atenção com o descarte dos papéis, eles deixam se ser jogados nas ruas, campos, rios e mangues, evitando as conhecidas cheias nas cidades e colaboram com o ecossistema, evitando que venham a danificar a fauna e a flora.

A reciclagem do papel e papelão no Brasil

Talvez você não saiba, mas o papel é o material mais reciclado em todo mundo, superando o metal, vidro e o plástico.

Considera-se como volume máximo possível de reciclagem do papel o índice de 78%, uma vez que boa parte desse material é utilizado na produção de livros e documentos que precisam ficar arquivados.

Além disso, existem os papéis sanitários que não podem passar por esse processo, conforme já mencionado anteriormente.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Two Sides, 70,3% desse material é reciclado, enquanto que na Europa o índice atinge 74%.

Outra ótima notícia é que esse processo de reúso como matéria-prima pode ser feito entre 4 e 7 vezes, aproveitando-se as fibras do papel, até um determinado momento em que essas fiquem muito curtas para serem reutilizadas.

Benefícios das embalagens de papel

Como vimos, são muitas as vantagens obtidas com a adoção das embalagens de papel, onde merecem destaque os seguintes benefícios:

São embalagens eco-friendly

As embalagens eco-friendly são aquelas consideradas amigáveis ao meio ambiente.

Isso significa que não causam danos socioambientais ou que minimizam os impactos, se comparados a outros produtos.

Essa característica está associada à sustentabilidade, ecologia e ao consumo consciente.

As embalagens de papel reciclável possuem baixa pegada de carbono, o que significa que quando deixam de ser descartadas em aterros sanitários ou incineradas, diminui-se a emissão de CO₂ na atmosfera em 55% e de gases de efeito estufa em até 37%, segundo dados da Antalis.

Podem ser recicladas

Como já vimos, outro grande benefício é que esses materiais podem ser reciclados, portanto, uma caixa de papelão quando não possui mais condições de uso pode ser reaproveitada em até 7 vezes, ocorrendo o mesmo com as bolsas e sacolas fabricadas em papel.

São adaptáveis para vários tipos de produto

As embalagens de papel permitem embrulhar um produto que será presenteado a alguém, portanto, são fabricadas com características de leveza e beleza, mas também servem para o transporte de materiais mais pesados.

Nesse caso, existem caixas de papelão reforçadas que são resistentes e atendem perfeitamente essas necessidades.

Além disso, são bastante utilizadas em lojas no formato de bolsas, transformando-se depois em embalagens reutilizadas pelo próprio consumidor para o transporte de outras mercadorias.

Permitem impressão e personalização

As embalagens de papel permitem também a impressão e personalização da marca, portanto, tornam-se uma excelente forma de destacar a empresa.

Diferente das de plástico, que só permitem poucas cores na impressão, as de papel possibilitam um nível de detalhamento bem maior, por isso é possível criar excelentes estratégias de marketing, deixando esse material muito mais bonito.

Além disso, é importante lembrar que os consumidores estão atentos aos empreendimentos que desenvolvem campanhas e ações voltadas à preservação da natureza.

Um estudo recente, encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), mostrou que 95% dos consumidores brasileiros priorizam a compra de produtos de empresas que adotam práticas sustentáveis.

Outra informação interessante é que 64% dos consumidores já deixaram de consumir uma marca ou frequentar algum estabelecimento quando descobriram que a empresa ou seus funcionários faltaram com a ética em alguma ação.

Como se observa, são muitos os motivos que devem fazer uma organização empresarial refletir e efetivamente adotar ações sustentáveis no seu dia a dia, dentre as quais a utilização de embalagens de papel é uma excelente ideia.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, leia também nosso post que mostra como é possível utilizar materiais reciclados nas operações empresariais!

A LA Sacolas conta agora com mais uma facilidade para nossos clientes: o pagamento digital via Maquininha do Pagseguro